Motorista, tenha seus direitos trabalhistas respeitados

 Horas-extras não pagas, descontos indevidos, trabalho sem intervalo de almoço, FGTS sem pagar, rescisão com descontos, limite de jornada excedido. Nós podemos ajudar.

Motorista, você precisa conhecer (e exigir) seus direitos trabalhistas.

Além dos direitos comuns de qualquer trabalhador, motoristas têm algumas proteções extras por conta da natureza de seu trabalho.

O Código de Trânsito Brasileiro, por exemplo, determina o limite de seis horas ininterruptas dirigindo.

Também há regras a respeito do tempo de espera em filas para carga e descarga quando ele excede a jornada de trabalho.

Em resumo: motoristas têm direitos trabalhistas que muitas vezes desconhecem, e nosso escritório está preparado para oferecer assistência especializada.

Conheça alguns dos direitos dos motoristas:

Parada obrigatória a cada 6 horas

Motoristas profissionais têm o direito e a obrigação de sair do volante a cada seis horas, numa parada mínima de 30 minutos (que também podem ser distribuídos em paradas menores ao longo das 6 horas).

Intervalo entre jornadas

Não havendo previsão diferente em um acordo coletivo, quem trabalha dirigindo precisa ter 11 horas de descanso entre uma jornada de trabalho e outra.

Carga horária máxima

Motoristas podem trabalhar, no máximo, 8 horas diárias e 44 horas semanais. Se esse não é o seu caso, há margem para pedir uma reparação na Justiça.

Folga entre viagens longas

Viagens que durem mais do que 7 dias precisam estar intervaladas com 36 horas de descanso – e, no mês, pelo menos uma dessas folgas deve acontecer no domingo.

Hora extra noturna

Motoristas profissionais só podem fazer 2 horas extras e devem receber, no mínimo, 50% a mais sobre a hora trabalhada. Se essas horas extras foram realizadas no período noturno, também há o adicional de 20%.

Remuneração por viagem em dupla

Quando um motorista viaja em dupla com outro motorista, aquele que não estiver no volante deve receber uma remuneração equivalente a 30% da hora de trabalho normal.

Adicional de periculosidade por tanque de combustível suplementar

Se você dirige qualquer tipo de caminhão e, neste caminhão, foi instalado um tanque extra de combustível (que não é original de fábrica) com mais de 200 litros de combustível, pode receber um adicional de periculosidade.

Indenização por tempo de carga e descarga

Mesmo que o motorista não esteja ativo no volante, deve receber 30% do valor da hora normal de trabalho enquanto estiver aguardando carga e descarga.

Além desses direitos específicos, motoristas também têm, é claro, os mesmos direitos que os trabalhadores de outras áreas, como:

Se você acredita que está tendo algum desses direitos desrespeitados, fale com um especialista e receba a orientação de quem entende a sua profissão.

Conheça o especialista

DR.Elton Martins

OAB/PR 62.910

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011). Pós-Graduado em Direito Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Pós-Graduado em Direito Material e Processual do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2015). Membro da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná (AATPR). Membro da Comissão de Direito do Trabalho da OAB Londrina/PR.

Como funciona o trabalho:

Velocidade

Agiremos para que o seu problema tenha um desfecho rápido.

Experiência

Entendemos as particularidades do trabalho do motorista.

Contato

Te manteremos informado sobre cada passo do processo.

Este site não faz parte do Google nem do Facebook ou do Facebook Inc. Além disso, não oferecemos nenhum tipo de serviço oficial do governo, NÃO praticamos fraude, não somos uma empresa que vende criptoativos ou qualquer outro serviço.

ELTON MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA, CNPJ de nº 32.049.585/0001-20
Endereço localizado à Rua Pernambuco, nº 390, sala 1507, bairro Centro, Londrina/PR, CEP 86.020-913
Telefone para contato: (43) 9188-0798